Editado pelo casal NascimentoPoa, este blog conta, sob uma ótica descompromissada, as histórias das viagens e passeios que o casal realizou, seja por excursões, de automóvel, motocicleta, ou, outro meio de transporte.

Todas as imagens e conteúdo deste blog está protegido pela Lei de Direitos Autorais.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mercado Público de Porto Alegre - Moqueca Brazuca


Capixaba, Baiana, ou simplesmente Brazuca. Não importa qual o nome que você possa dar a sua receita.
De volta a Porto Alegre, após a incrível viagem a Salvador - BA, onde os pratos com peixes e frutos do mar são corriqueiros, resolvi trocar as carnes vermelhas do tradicional paladar gaúcho, pelos pratos feitos com peixes, que são, sem dúvida, mais saudáveis.

Como mostro imagens do Mercado Público de Porto Alegre, tomei a liberdade de publicar neste blog onde a postagem do "caldo de sururu" é uma das mais populares. Você encontra mais sobre a gastronomia brasileira no http://macacobarrigudo.blogspot.com/ 

Fique com as receitas e imagens do mercado de Porto Alegre, "onde tudo se encontra", local que, você turista, não pode deixar de visitar.


Uma boa receita começa por comprar ingredientes frescos e de qualidade, neste sentido o "Mercado Público de Porto Alegre", localizado no largo Glênio Perez, no centro da capital gaúcha, é o melhor lugar para comprar peixes e frutos do mar.



Vamos as receitas:

Entrada: Camarão com Guacamole
- camarões
- cebola
- pimentão verde
- pimentão amarelo
- manteiga
- abacate
- maionese


Primeiro, como não achei camarões graúdos, usei camarões limpos e menores. Cozinhe até que fiquem rosados. Depois, puxe rapidamente na manteiga. Faça a maionese, de preferência, batida a mão. Misture aos camarões. Reserve.



Corte o abacate procurando deixá-lo em pedaços, sem virar pasta. Misture a cebola e os pimentões bem picados.


Esta pronto a entrada! Sirva em pequenas taças, primeiro o camarão com a maionese e cubra com o guacamole (abacate com cebola e pimentões).




A MOQUECA

- Filé de anjo
- Cebola
- Pimentões
- Tomate sem pele e sementes
- Leite de Côco
- Azeite de Dendê
- Salsinha
- Pimenta
- Sal

Uma panela de barro tem seu valor!
Primeiro, cozinhe as cebolas até esbranquiçar, acresça os pimentões e os filés de Anjo. Três colheres de sopa de azeite de dendê, leite de côco até cobrir, tempere com sal, pimenta. .
Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos antes de servir acresça a salsinha. Os capixabas e baianos usam o coentro. Pronto!


 

Não deixe de visitar o Mercado Público de Porto Alegre, onde você encontra tudo.
Restaurantes, bancas de produtos diversos e, até exposições.

Confira os preços do peixe e camarão no dia 09/04/11.






Nenhum comentário:

Postar um comentário